A fermentação da massa
A massa de pizza é uma das principais partes da constituição de uma pizza, e o seu sucesso depende de vários fatores, incluindo a qualidade dos ingredientes e o tempo de fermentação.
O fermento ou levedura é um ingrediente fundamental na massa de pizza, e a sua importância aumenta ainda mais quando se trata de fermentações longas.
O que é levedura ou fermento?
A levedura ou fermento é um agente de fermentação que é usado para fazer a massa crescer.
Existem diferentes tipos de levedura ou fermento, incluindo a levedura seca instantânea, a levedura fresca e o fermento natural.
Qual a importância da levedura ou fermento para a massa de pizza?
A levedura ou fermento é um ingrediente fundamental para a massa de pizza porque é o que faz a massa crescer. Quando o fermento é adicionado à massa, as leveduras presentes no fermento começam a digerir os açúcares presentes na farinha, produzindo dióxido de carbono e álcool.
É este dióxido de carbono que faz a massa crescer e ficar fofa.
A fermentação prolongada que efectuamos na nossa massa, permite que a levedura ou fermento tenha mais tempo para digerir os açúcares da farinha, o que resulta numa massa mais leve, fofa e saborosa.
A fermentação prolongada também permite que as enzimas presentes na farinha transformem mais amido em açúcar, o que aumenta o sabor da massa.
As fermentações longas têm várias virtudes que fazem delas uma opção muito interessante para fazer massa de pizza. Algumas das virtudes das fermentações longas são:
Sabor mais rico: A fermentação prolongada permite que as enzimas presentes na farinha transformem mais amido em açúcar, o que aumenta o sabor da massa. Além disso, o tempo de fermentação prolongado permite que os sabores se desenvolvam mais completamente.
Textura mais leve: A fermentação prolongada permite que a levedura ou fermento tenha mais tempo para digerir os açúcares da farinha, o que resulta numa massa mais leve e fofa. A massa também terá uma textura mais elástica e fácil de trabalhar.
Digestão mais fácil: A fermentação prolongada quebra mais enzimas na farinha, tornando-a mais fácil de digerir. Este é somente um detalhe que faz com que as nossas pizzas sejam diferentes das demais.
Comentários
Enviar um comentário