Algo diferente de Pizza : O Clube dos 27


O Clube dos 27 tornou-se uma das mais trágicas coincidências na história do rock & roll. O termo tornou-se amplamente conhecido após a morte de Kurt Cobain em 1994, com os fãs de rock a ligarem a sua idade à de Jim Morrison, Janis Joplin, Brian Jones e Jimi Hendrix. Quando Amy Winehouse faleceu aos 27 anos, em 2011, atraiu ainda mais atenção para o significado da idade. Embora o clube tenha sido amplamente ligado a músicos, expandiu-se desde então, à medida que muitos jovens atores e artistas perderam a vida devido a tudo, desde o vício ao suicídio até aos acidentes estranhos. 

A morte de Brian Jones dos Rolling Stones em 1969, em sua casa em Inglaterra parece ser o resultado de um  comportamento errático. Misturar álcool e drogas e depois mergulhar na piscina era desafiar a morte. A sua morte tornou-se num dos mistérios mais persistentes do Rock & Roll, com muitas pessoas a questionarem a versão oficial do que aconteceu. 

A 18 de setembro de 1970, enquanto estava com uma namorada em Londres, Jimi Hendrix tomou uns comprimidos para dormir. Ninguém sabe ao certo quantos comprimidos Vesparax tomou, mas foram suficientes para o colocar a dormir durante 8 horas. Juntamente com alcool criou um cocktail fatal.

A 4 de outubro de 1970, Janis Joplin, depois de um dia de gravações agarrou no seu kit de heroína e injetou-se no braço esquerdo. De seguida foi à máquina de cigarros no átrio do hotel, quando regressou ao seu quarto, fechou a porta, e sem nenhuma razão aparente caiu de bruços e bateu com a cara na mesa, onde foi encontrada, no dia seguinte, já sem vida.

O culto de Jim Morrison cresceu a seguir à sua morte, tendo arrancado em 1979 quando Francis Ford Coppola usou "The End" na banda sonora de Apocalypse Now. Parte do culto de Jim foi a coincidência dele morrer na mesma idade que Brian, Jimi e Janis. 

O elo 27 ajudou a reforçar a ideia de que Jim tinha sido especial; que a sua morte foi premeditada; que se passava algo estranho. 

O facto de a namorada do Jim ter morrido na mesma idade sublinhou a estranheza da coincidência. Esta lenda era familiar a todos os que se interessam pela música popular em 1994, quando Kurt Cobain decidiu juntar-se ao clube.

Em abril de 2021, foi lançado o álbum Lost Tapes of the 27 Club, que foi produzido por inteligência artificial para sintetizar vozes em canções que os músicos do clube não puderam gravar.

Comentários

Mensagens populares